Ocorreu em São Paulo no dia 04 - sábado a versão brasileira da "Slut Walk", ou “Marcha das Vagabundas”, em português. O movimento começou no Canadá e já foi reproduzido em mais de dez cidades americanas e outros 19 países. Trata-se de modo de protestar contra o pensamento de que vítimas de violência sexual podem ser as principais responsáveis por esses crimes.
Manifestante exibindo seu cartaz em SP |
Vestidas com roupas curtas, mais de 2.000 mulheres foram às ruas com cartazes que diziam “não diga como devemos nos vestir, diga aos homens para não estuprar”, ou “é meu corpo e faço o que quero com ele”. A mesma marcha se multiplicou e ganhou destaque em países como França e Estados Unidos.
Na página do evento no Facebook, as organizadoras postam que “não é culpa dos nossos vestidos, salto alto, regatas, saias e afins que todos os dias mulheres são desrespeitadas e agredidas sexualmente, isso é culpa do machismo”. Mais de 1.000 pessoas reunidas em passeata contra o machismo e contra a violência à mulher.
Fonte: UOL Notícias (adaptado após o evento)
Atitude muito digna! Não podemos ficar calado diante das opressões. Não ao machismo ou qualquer outra forma de preconceito!
ResponderExcluir